Assista 10 documentários sobre Detroit, a meca do techno

Listamos dez opções disponibilizadas gratuitamente na internet para quem quer estudar a história da cena que deu origem ao estilo
Publicado em: 25/03/2015 - 18:16 | Atualizado em: 25/03/2015 - 18:16

Que Detroit é uma cidade que carrega uma mística no meio techno, não é nenhuma novidade para nós. Como consequência disso, nenhuma outra cidade na história da música vem sendo tão documentada. Isso para nós, espectadores apaixonados da cena, é um belo presente! Segue abaixo uma lista com os 10 melhores documentários de Techno Detroit, todos eles disponíveis e sem custo, para todo detroiter poder se apaixonar e reapaixonar quantas vezes quiser:

Real Scenes: Detroit

Em primeiro, e merecido lugar, está o Real Scenes: Detroit. Abordando a cena mais atual, sua regeneração e crescimento, este documentário produzido pelo Resident Advisor mostra a incrível realidade do Detroit Techno, deixando pra trás sua história passada e decadência pós industrial.

Detroit: Blueprint of Techno.

Produzido há alguns bons anos atrás e com apenas 25 minutos de duração, Blueprint of Techno é um documentário super aprofundado, com imagens de muitas figurinhas conhecidas da cena, como por exemplo Terrence Parker, e muito mais.

Slices - Pioneers of Electronic Music: Richie Hawtin.

Por mais que ele tenha passado a maior parte da sua formação do outro lado do rio, em Windsor, é impossível falar de Detroit Techno sem citar o nome que o disseminou pelo mundo: Richie Hawtin. Este é um documentário que olha para trás na vida e carreira do artista, e mostra como foi sua passagem para a Europa nos anos de 2000.

Belle Isle Tech

Produzido por Ari Marcopoulos, famoso fotógrafo de skatistas, Belle Isle Tech é um filme com um trecho da vida real dos reis do guetto-tech (senhores; isso não tem nada a ver com o G-house de hoje), DJ Assault e Mr. De, em um giro por Detroit, contrastando sua origem, num estúdio humilde em casa, com uma super festa em um cruzeiro na cidade de Belle Isle.

Universal Techno

Produzido na França em 1996, com uma hora de duração, este documentário mostra o impacto de Detroit, no exterior e no mundo. E tem muitos dos principais nomes do Techno, conhecidos até hoje, muito bem representados. Jeff Mills é um exemplo...

Modulations 

Modulations, apesar de ir além do âmbito “Detroit”, mostra várias raízes desse meio em vários outros locais, e ainda tem cenas incríveis de Derrick May, Juan Atkins, Eddie Fowlkes e muito mais! 

Current TV's – Underground Resistance episode

Documentário criado pela Current TV que retrata a realidade dos anos 90, foi criado com a intenção de pregar o verdadeiro lado underground de Detroit em questão musical, numa tentativa de perturbar a industria dominante na época. 

High Tech Soul

Este documentário faz uma mistura do social, com o musical. Olhando para Detroit com olhos de quem sabia que a cidade seria uma grande indústria de música boa, e mostra nomes conhecidos, mas não menos importantes para a cena.

Techno City 

Produzido em 2001, Techno City ficou pouco conhecido. Lendas como Carl Craig, Stacey Pullen, e Kenny Larkin conduzem boa parte dessa turnê, que atinge seu ponto mais alto na segunda edição do Detroit’s Eletronic Music Fest. 

Detroit Techno & The Eletrônic Music Festival

Este documentário trata sobre 15 anos do Detroit’s Electronic Music Fest, hoje conhecido como Movement. Em 03 partes ele faz uma retrospectiva do festival, desde o início (no ano 2000), até sua solidificação, uma década depois. 

Fonte: Beatport.

Deixe seu comentário